terça-feira, 27 de outubro de 2009

Décima Terceira Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Mon Premier Jour

Estando em São Paulo muitas portas se abrem. Vim pra seguir o caminho da porta que o "passar no vestibular" abriu pra mim. Mas acabei descobrindo muitissimas outras portas. Umas intrigantes, outras interessantes, algumas imperdiveis e outras recusáveis de cara. Entretanto a mais charmosa e chamativa de todas é a da cultura. Tão completa, tão diversificada, tão intensa. Claro que esta já tinha sido aberta durante minha vidinha, mas agora o seu caminho ficou mais vivo. E essa vitalidade me encanta a cada dia. Descobrir coisas novas, novas visões, novos mundos. Pode até parecer papo de drogado... mas é puramente real, nu e cru. Uma das boas oportunidades que estou podendo desfrutar é a Mostra Internacional de Cinema.


Quis entrar de cabeça nessa, mas infelizmente a facu também entrou de cabeça no meu dia a dia, nas horas que ela quer que eu me dedique a ela, exclusivamente. Ou seja, tive que deixar alguns filmes interessantes de lado e desfrutar só os top tops q selecionei com mi amigas e também sozinha.
Hoje fui com mi amigos Mila e Lucas na Faap ver "Amanhã ao Amanhecer". Um filme francês de 2009 de Denis Dercourt. Com Vicent Perez e Jérémie Rénier. Seu enredo é muito interessante, conta a história de dois irmãos. O caçula tem uma paixão por batalhas antigas e mergulha num mundo adorador dessa época. O mais velho atende o pedido de sua mãe e tenta tirar o irmão desse mundo. Para isso tem que entrar no jogo politico e militar. O fim... ah o fim é de tirar o folego! Surpreendentemente sutil. Um só movimento e ban! O filme consegue se colocar na minha lista: "Rever a qualquer hora".

A trilha sonora é maravilhosa, mas isso logo pode ser explicado, já que o diretor já foi músico da Orquestra Sinfônica Francesa e leciona Viola e Música da Câmara. Não sei de quem são as composições apresentadas durante o filme, o que sei é que já sou fã desse compositor até então anônimo.

É isso... vou tentar comentar todos os filmes que tiver o prazer ou desprazer de assistir. Amanhã com certeza vou ver mais um... não sei ao certo qual. Mas comentarei seja qual for, quão bom for.

até!

domingo, 18 de outubro de 2009

O. Braço. Direito

Ontem. 14h. Hospital. Dor. Eu. Prima. Cirurgião. Enfermeira. Loira. Medo. Oração. Anestesia. Dor. Muita. Dor. Bisturi. Dor. Pergunta. Controle. Resposta. Dor. Controle. Lágrima. Dor. Pus. Sangue. Alivio. Dor. Apertão. Dor. Pergunta. Dor. Reposta. Apertão. Controle. Controle. Dor. Sucesso! Soro. Gelado. Tremedeira. Perguta. Resposta. Apertão. Dor. Tremedeira. Apertão. Apertão. Céus! Gaze. Faixa. Tremedeira. Risada. Dor. Dor. Risada. Risada. Risada.

XIII

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto, Cintila.
E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora:"Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem AMA pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."

Olavo Bilac

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oasis São Paulo

Quando falo que faço arquitetura para as pessoas as primeiras reações são:
  • "Ai arquitetura é lindo!"
  • "Sério?! Você tem cara mesmo!"
  • "Já pensei em fazer, mas não sei desenhar!"
  • "É um mercado muito promissor!"
  • "Já viu aquele edificio que luxo?!"
  • "Sabe aquele programa da tv que mostra propriedades de milionários?"
  • (entre outras que abrangem o lado mais rico e que tds almejam ao ouvirem arquitetura)

Eu fico muito desapontada com a imagem superficial que as pessoas tem do meu curso. Com o esteriótipo que tem dos estudantes, ou a menina é vazia e só pensa em luxo ou ela é exótica (pra não falar estranha). Mas Arquitetura vai muito além de projetar casinhas luxuosas, museus magnificos, pontes estupendas e hoteis gigantescos. Arquitetura tá em qualidade de vida pra QUALQUER classe social, arquitetura é cultura, é história, modo de pensar, e principalmente modo agir!

Quando percebi que esse curso me interessava busquei saber como poderia ajudar as pessoas, não queria passar o resto da minha vida agradando meu ego ao projetar edificações supostamente maravilhosas, visando o lucro e a boa vida. Mas tambem não intreperte esses pensamentos como algo radical! Não quero que o valor do meu estudo e investimento nessa area seja baixo. Creio que ser bem sucedido não compreende em satisfação propria somente, mas sim compartilhar as conquistas.

Aqui em São Paulo descobri o Oasis, que trabalha dessa mesma forma, fazendo da conquista de uns um "melhoramento" da qualidade de vida de outros. Eu super surgiro que visitem o site : http://www.oasissaopaulo.ning.com/


Estou muito contente por descobrir que tem gente, e muito mais gente, que não pensa no próprio umbigo, que é pau-pra-toda-obra, que se preocupa com o proximo! Espero que minhas espectativas sejam superadas!