segunda-feira, 5 de abril de 2010

Exposições SP

Nuossa!! Um mes depois venho dar meu grito de vida... acho q meus fieis leitores já desisitiram de mim! hehehe
Mas venhamos e convenhamos. Criei o blog principalmente para registrar as maravilhas culturais que Sao Paulo iria me proporcionar durante meu curso de arquitetura no Mackenzie! (saudades mil!!) Aí volto para a pacata Brasólia e fico assim... pior do que antes. E o pior é que hoje resolvi voltar só para falar de exposições que quero muito ir na cidade-caos! Paff!!

Prometo procurar coisas bacanas em Bsb! (promessas de ano eleitoral ainda continuam firmes e fortes! hehehe)

Bom... tava conversando com um colega na FAU sobre SP, essa vida loka e as oportunidades maravilhas, aí veio o assunto Andy! E daí... muitos outros surgem!

Bom... acho que muita gente já sabe da exposição "Andy Waorhl, Mr. America" que está acontecendo até dia 23.05 na Estação da Pinacoteca de SamPa. Inclusive to movendo meus pauzinhos, quase certeza que daqui um mes vou estar marcando presença lá! =)

Só que com a conversinha marota, ele me contou sobre outra exposição! Essa sim... bizarrinha! Corpo Humano: Real e Fascinante, que tá acontecendo a Oca do Parque Ibirapuera (ingresso: 30 inteira). Deu nojinho quando ele falou, só que tava vendo aqui na net e fiquei meio curiosa! ! Sou muito fresquinha com essas coisas, mas já to considerendo ir pra ver como ficou essa textura diferente!

Contudo isso não envolve somente arte, mas sim a postura que a sociedade toma em relação aos corpos de pessoas mortas. Vou explicar... Existe toda uma discussão a respeito do defunto. O enterro e a cremação são procedimentos comuns a serem tomados. Ambos denotam um certo respeito com quem foi dessa para melhor e ajudam a sociedade com o problema sanitario. Quando muitas pessoas morrem em catastrofes, como o terremoto no Haiti, a postura mais comum tomada pelos governos é a cremação de todos os corpos ou então a uma grande cova onde muitas pessoas são enterradas. Assim eles controlam os problemas sanitarios, mas dependem de monumentos em homenagem aos mortos para sanar a questão respeito para com as vitimas. Tá, falei isso tudo só para dizer... Seria essa uma exposição ou superexposição dos corpos? Sei que os corpos usados foram devidamente certificados quanto à exposição. Li que as pessoas autorizaram o uso de seus corpos para o ensino e a cultura antes de morrerem, assim foram parar numa faculdade de medicina e a faculdade doou os corpos para esse experimento. (Sem contar no mini-babado que dizem que esses corpos vieram da China, sendo assim ótimo alvo para se acreditar que essas pessoas eram criminosos chineses mortos pelo governo. Acho que todo mundo sabe o que eles fazem para controlar o crime no país, neh?!) Se o uso dos corpos fosse tão banal, algo meramente artistico, por que então existe todo esse tipo de burocracia, autorizações e afins? Outra, se fossem animais seria tão relevante pensar nisso antes de sair para comprar o ingresso da exposição?

Acho que as vezes eu não consigo chegar ao meu objetivo quando escrevo aqui... mas eu deixei registrado... tentei. Acho que um dos caminhos para o acerto é errar! (Pena que isso não deu certo semestre passado com mio amado Carrilito! hehehe)

É isso aí!
Queria muito saber a opinião das galeras (se é que alguem ainda vem aqui).
É meio nada a ver pensar assim?
Ou tem algum pingo de racionalidade nisso?

2 comentários:

  1. Isso, faz assim, venha para as duas exposições, mas faça uma viagem para ver cada uma! Eu vou adoraaaaaaaaaar!
    Te amo pequenaaa!
    =*

    ResponderExcluir
  2. Ei, eu sou alguém q vem aqui! Que bom q deu sinal de vida!!
    Nossa, sempre qdo tem alguma coisa legal pra fazer aqui, eu penso em como vc estaria empolgada! Eu invejo (no bom sentido, claro) a sua empolgação com as coisas.
    But, anyway...ei, essa exposição do corpo humano já não aconteceu?? Achei q vc tinha ido com o Dinho da vez q ele veio! Legal as fotos q vc colocou...mas meo deos, um corpo cortado em filés, qq é isso?!
    É uma curiosidade meio bizarra em saber como a nossa máquina funciona. Mas como não podemos nos desmontar e remontar, a morte inevitavelmente acompanha todo esse processo. Parece um desrespeito às pessoas q um dia foram aqueles corpos, mas eu nem vejo mais como pessoas, pq ali falta a essência, a alma, sei lá...é meio estranho! A filosofia explicaria isso! :)
    Eu teria vontade de ir. Na verdade, eu acho q fiz farmácia mais pelas aulas de anatomia! hehe
    A gente tem ética no Mack e nosso tema de seminário é a "dimensão corpórea"...bem q a gente podia citar essa exposição. Olha lá, dona Belle, participando mesmo de longe! hehe
    Continue escrevendo!
    bjoo

    ResponderExcluir