sexta-feira, 23 de abril de 2010

Espia só!

Música é super importante na minha vida! Não passo um dia sem ouvir algum cd ou ver algum clipe. A parte da arte músical que mais me encanta é a instrumental. Acho bárbara a técnica que os instrumentistas tem com seus instrumentos músicais. Aqueles grandes pianistas! Como são ágeis! E os violionisatas? Já tentei aprender a tocar violino e... céus! Achei dificil tocar "dó-ré-mi-fá-sol-la-si-Dó", imagina tocar com aqueles efeitos maravilhosos (tremer o dedo e talz)? Tem que ser muito talentoso mesmo! Meu soinho dourado é achar meu instrumento xodó pra me viciar e nunca enjoar. E principalmente, louvar a Deus de outro maneira. Nossa, as vezes paro pra imaginar quão maravilhoso deve ser o céu. Os anjos tocando harpa (que é lindo!) e cantando! Nossa, muito grandioso....
Por gostar da parte intrumental da composição eu a-do-ro orquestras. Os compositores clássico, romanticos, barrocos e os outros que não sei a classificação acho fenomenais! É lindo ver o piano no barroco quase se desmanchar, sempre acho que se eu tivesse tocando iria desmaiar no final de tanta tecla que teria apertado! É tão emocionante!
Infelizmente por serem estilos mais antigos, "calminhos" os jovens geralmente não curtem... e é aí que entra o post de hoje. Eu também aprecio muito as releituras de obras clássicas (me refiro a maneiras diferentes de apresentá-las, isso é releitura também, neh?!), que na maioria das vezes visam aproximar esses estilos a pessoas menos avançadas na idade. Descobri esses videos aí pra ilustrar o post...


Conheci ontem o trabalho dele e achei bem bacana... na verdade seus videos não são só sobre isso que comentei. Ele também trabalha com varios meios de fazer musica, que é outra coisa que acho bem legal, o stomp é um exemplo.

Que vcs acham? Música tem que ser tocada somente como foi concebida? Ou essas releituras são bem vindas? Estragam a múscia? Vira barulho? O proposito é distorcido? Música classica tem que ser para todos ou só uma minoria realmente consegue entendê-la? Apreciar se confunde com entender?


Diz aí!

Abraaços!

4 comentários:

  1. Olá, Belle, realmente música é sensacional!!!
    Acho a música erudita a mais completa e complexa de todas.
    Mas nem todas são calminhas não. Existem árias agitadíssimas e muito divertidas; principalmente as das óperas cômicas.
    Quanto à distância dos jovens com a música erudita, acho que é simplesmente uma questão cultural. Infelizmente crescemos ouvindo de todos que a música erudita é chata e acabamos por acreditar nisso. Mas sou jovem e aprendi a entender a música erudita. Acredito que na verdade muitos não a entendem, exatamente por ser complexa, e outros até desejam, mas acabam sendo levados pela preguiça mental. Quando uma pessoa, inclusive um jovem, quebra os bloqueios quanto ao erudito, ela consegue enxergar a sua beleza e o seu valor; começa a compreender essa linguagem.
    Acho os stomps e releituras modernas “legais”. Mas como possuem outra forma, estilo e às vezes até outra harmonia, na verdade são outra música. Com isso devem ser ouvidos e analisados não como um novo erudito, mas como uma música contemporânea a parte.
    Parabéns pelo blog
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Música a gente não precisa entender, mas sentir! Essa eu roubei do Carlão, nosso amigo!:)
    Mas de música clássica jo no entendo nada, entonces...
    Eu normalmente gosto de releituras. Mas sempre me apeguei mais a letra da música do q qqer outra coisa. Por isso o q mais me incomoda em novas interpretações são qdo os cantores querem mudar TOTALMENTE o ritmo da música, quebrando uma estrofe, floreando demais (estilo Mariah). Poucas vezes o remake fica melhor e no fim a gente acaba sempre recorrendo à versão original.
    Mesmo assim, não acho q as obras originais devem ser intocáveis.

    ResponderExcluir
  3. Amor, essas releituras aproximam mesmo alguem da musica erudita? Creio que não, as pessoas que "só tem acesso" a releituras não vão atrás de conhecer o original e se vão, muitas vezes se decepcionam por não ter esse costume que o Joaquim falou. Não sei se é o caso de todos, mas eu creio que só gosto desse tipo de música porque ela me foi apresentada desde a infância. Meu pai ouvia muito compositores conhecidos como Mozart, Bach, Tchaikovsky, Beethoven, Chopin, Handel e outros. Quanto ao Vivaldi, fui conhece-lo no início da minha graduação e na época que o coro cantou algumas composições dele.
    Particularmente, não acho válida a idéia de usar releituras para essa aproximação, você está alterando totalmente a obra. A alteração é tanta que deixa de ser ela mesma. Perde todas as suas características!! Agora, ouvir releituras apenas por diversão é outra coisa, os dois vídeos que você postou são legais (ao contrário do outro de mesmo compositor que você me mostrou).
    Bom, não é minha praia, mas essa é a minha opinião.

    Te amooooo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quero mais postssssssssssssss!!!!!!
    bjus da prima q acompanha silenciosamente, por ser mtoooo preguiçosa p comentar sempre!! Bjuss

    ResponderExcluir